A historia do elefante e nossas crenças limitantes

 
 
O elefante é preso por uma pequena corda amarrada a um pequeno bastão fincado no solo. Agora me explique por favor, como pode ser que o animal mais poderoso sobre a face da terra, um elefante que pesa varias toneladas não estoura esta pequena corda? Porque ele não foge?
 
Quando o elefante era ainda um filhote, sem muita força, o adestrador o prendeu com uma corrente pesada e uma estaca sólida na terra, e toda vez que o pequeno filhote tentou ir um pouco mais longe, o que ele aprendeu? ......Aprendeu os limites da corda, aprendia o que ele pode alcançar e o que ele não pode alcançar. Isto é possível para mim e isto é impossível.
 
Assim são nossas crenças limitantes.... Veja o que a PNL fala sobre elas:
 
 
O que são Crenças então?

           As crenças são hábitos de pensamento. Nós as formamos a partir de nossas experiências eelas determinam as experiências que possuímos. Por exemplo, se eu acredito que não sou capaz de falar em público eu não tentarei, e consequentemente nunca terei qualquer aprendizado ou feedback sobre a minha capacidade. As crenças não são verdadeiras, é simplesmente nossa melhor avaliação da realidade baseada em nossas experiências passadas. Elas orientam nossas ações.Nossas convicções a respeito de nós mesmos e dos outros, nos impedem de fazer muitas coisas e, assim, de obter experiências que poderiam nos levar a questionar essas crenças. Tornam o mundo previsível  e, portanto, sempre ficamos tranquilos quando uma crença parece ser verdadeira, mesmo que não gostemos dela. “ Eu disse isso a você” é uma frase aceitável para se dizer, mesmo em um desastre.

A PNL trata as crenças como pressuposições – suposições a respeito da vida, não a verdade. Elas podem estar erradas, e, se olharmos para trás, houve inúmeras vezes em que aquilo em que acreditávamos acabou sendo errado. O que é especial acerca de suas crenças agora mesmo? Quando você permanece aberto à experiência confirmará algumas crenças e rejeitará outras. Limitar as crenças fecha nossa mente para as experiências que poderão contesta-las.

Fonte: O’Connor; Joseph. Liberte-se dos medos: superando ansiedade e vivendo sem preocupações. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007. Pag. 109 e 110.

 

Aqui você pode arrastar e soltar um novo conteúdo ou mover um conteúdo existente.

Para ver um breve tutorial, clique aqui

 

Contato

terapiaholisticaemcuritiba
curitiba
82840-39
41 4102-3816 luzeenergia@hotmail.com