AUTOCINÉTICA

Fonte:  www.idph.net

Por Viviani Bovo

 

É bastante comum ouvirmos conselhos de outras pessoas ou dos nossos médicos que devemos diminuir a carga de estresse do dia-a-dia praticando relaxamentos, exercícios físicos, melhor alimentação, etc... No entanto, todas essas indicações exigiriam muito mais tempo de dedicação, como se o "remédio" fosse feito da mesma substância dos problemas, isto é, para nos vermos livres do estresse, deveríamos fazer ainda algo mais.

Você já deve ter ouvido, inúmeras vezes, as pessoas dizendo: "Se você focar a sua mente, você conseguirá obter os resultados que precisa". Entretanto, para maioria das pessoas, isso não passa de simples palavras, porque não fazem a menor idéia de como poderiam conseguir isso. Outras pessoas conhecem exercícios e práticas que ajudam a focalizar a mente, só que muitas não as utilizam porque são demoradas ou necessitam de isolamento quase absoluto para praticá-las.

A Autocinética foi identificada, estudada e descrita pelo antropólogo, Bradford Keeney, PhD, discípulo de Gregory Bateson (um dos maiores intelectuais do século XX) e de Carl Whitaker (um dos maiores psiquiatras americanos), dentro das tradições milenares dos índios e dos orientais. O mais curioso para mim, era a descrição de uma técnica que servia para diferentes propósitos, desde revitalizar o corpo ou combater o estresse, até expandir a criatividade e focalizar a mente.

Fui ficando tão adaptada a essa técnica que podia praticá-la em qualquer lugar, com muita discrição e rapidez, o que me permitia usar no trabalho. Isso começou a me trazer resultados muito bons, como a redução do tempo para preparar relatórios ou executar minhas tarefas. Tive uma experiência bastante interessante, certa vez, quando o diretor, para o qual cinco de meus colegas gerentes e eu nos reportávamos. Ele chamou-nos para uma reunião de emergência, informando que viajaria naquela noite para o exterior, para participar de uma reunião em nossa Matriz, na qual deveria apresentar um relatório anual. Normalmente teríamos uma semana para preparar esse relatório, porém, dessa vez, ele nos deu o prazo máximo de apenas seis horas!

Assim que terminei as idéias começaram a pipocar em minha mente. Eu digitava rápido para não perdê-las... Vinte minutos depois estava tudo pronto, nem eu mesma acreditava. Li e reli, e confirmei que era aquilo mesmo que devia ser feito. Então, cheia de coragem, fui até a sala do diretor e entreguei o relatório. Ele ficou completamente admirado e boquiaberto, imaginando que eu estivesse brincando com ele, mas quando começou a ler, constatou que era sério e acabou elogiando o trabalho e que era exatamente aquilo que ele queria, porém não imaginava como eu havia conseguido aquilo tão rápido.

Um dos depoimentos mais marcantes foi de um jornalista que participava de um de seus cursos abertos de fim de semana, onde apresentamos a técnica da Autocinética no sábado à tarde. Ao chegar à sua casa, naquela noite, ele decidiu testar a técnica para avaliar se funcionava mesmo. Ele tinha em mãos o material do curso, que era um mapa mental da Autocinética, e começou a seguir os procedimentos ali descritos. Estabeleceu como objetivo focalizar a mente para ter idéias e elaborar uma Newsletter que desejava escrever para seu site. Isso era uma tarefa semanal que lhe tomava aproximadamente seis horas de trabalho ao todo, na criação, redação, correção e envio pela Internet.

Três meses depois desse episódio ele voltou para participar de um outro curso, e comentou que, depois daquela primeira vez, nunca mais gastou seis horas para preparar suas Newsletters... No presente ele despende uma média de três horas.

 

  • Sente-se em uma cadeira, ou banco, com os dois pés no chão, não se recoste na cadeira, fique com a coluna confortavelmente reta. Os seus braços podem ficar na posição que considerar mais confortável, apenas não cruze-os, eles podem ficar soltos ao lado do corpo ou com as mãos apoiadas na pernas.

     

  • Tome uma respiração profunda.

     

  • Feche os olhos.

     

  • Comece a prestar a atenção em algum de seus ritmos naturais, como a sua respiração ou o seu batimento cardíaco, isso vai ajudá-lo(a) a acalmar a mente. Se você escolheu a respiração, que para a maioria das pessoas é mais fácil, então fique percebendo ou sentindo como o ar entra e sai, acompanhe todo o percurso do ar com sua atenção.

     

  • Permaneça com os olhos fechados, e para facilitar seu corpo a identificar que você vai fazer um exercício diferente, com as pontas de seus dedos médios pressione suavemente o canto interno de seus olhos por um ou dois segundos.

     

  • Permita que se inicie um movimento de embalo natural, ou seja, quando se está sentado na posição indicada para o exercício, de olhos fechados, sem apoiar a coluna e com a atenção na respiração, é comum as pessoas sentirem um leve balanço natural do corpo, como se fosse uma leve tontura, que dá a impressão de movimentar ou realmente movimenta seu corpo de um lado para outro, ou para frente e para trás, ou ainda em movimentos circulares, como se a coluna estive "tonta", cambaleando. Esse movimento é a Autocinética, é uma movimentação natural do corpo. Ele deve ser espontâneo, inconsciente, ou seja, você não deve ficar dando comandos mentais conscientes para seu se movimentar "assim" ou "assado".

     

  • Pense no objetivo que você deseja para este momento, se revitalizar, relaxar, focar sua mente, resolver um problema, seja lá o que for, coloque esse objetivo em sua mente por alguns segundos. Depois pode deixá-lo de lado ou esquecê-lo, não precisa manter o objetivo na mente durante todo do exercício.

     

  • Permita que os movimentos se intensifiquem ou se expandam naturalmente, como se contaminassem as partes do corpo vizinhas de forma natural, de modo que se expressem como se seu corpo tivesse uma inteligência e uma vontade próprias, independente de suas ordens mentais. Não há necessidade de ser apenas movimentos, podem ser sons naturais, como cantarolar, como sons naturais que saem de sua boca, pode ser uma dança, qualquer coisa que seja espontânea.

     

  • Algumas pessoas têm dificuldades para sentir esse balanço natural do corpo; se esse for o seu caso, então nas primeiras vezes que for experimentar a técnica pode se utilizar de alguma ajuda que dê inicio a esse movimento, que depois se tornará espontâneo. Essa ajuda poderá ser, por exemplo, você se sentar ou se imaginar sentado em uma cadeira de balanço, ou se utilizar de um pêndulo, mas para isso terá que ficar com os olhos abertos e acompanhar seus movimentos. Você ainda pode imitar um pássaro em vôo, com os braços abertos se movimentando. Ou um jogador que movimente o corpo, como no tênis ou no baseball, pode também colocar um CD que tenha sons do vento e se imaginar sendo uma árvore a mercê dele, balançando ou oscilando.

     

  • Deixe os movimentos e/ou os sons naturais do seu corpo tomarem conta, e se expandirem, como se você estivesse surfando ou apenas flutuando em uma onda, um campo magnégico, em transe. Deixe-se levar por essa onda, até que pare naturalmente.

     

  • Quando parar, agradeça seu corpo e seu inconsciente pela prática do exercício.

O importante é você saber que não existe certo ou errado na prática da Autocinética: a técnica não deve trazer mais preocupações; apenas pratique, pratique, e pratique, pois assim vai descobrir como seu corpo funciona, enquanto ele vai revelando sua inteligência própria, que pode proporcionar-lhe muitos ganhos. Você pode praticar quantas vezes quiser, normalmente as pessoas praticam duas a três vezes ao dia. Já algumas pessoas que utilizam essa técnica para fins terapêuticos, exercitam-se mais vezes, como um paciente do Dr. Keeney, que vítima de pressão alta, após sofrer um infarto, praticava dez minutos de Autocinética a cada duas horas. Ele passou a ter uma vida saudável e normal mesmo trabalhando sob forte pressão em sua empresa.

Dado que os nossos antepassados não viveram nas mesmas circunstâncias que estamos vivendo atualmente, devemos ter em mente que as soluções que necessitamos para viver melhor devem ser adaptadas às necessidades e disponibilidades que temos. Assim, a finalidade desse artigo é difundir um conhecimento bastante atual e moderno, extremamente simples e de utilidade inimaginável. Caso você realmente goste desse método, compartilhe seus resultados conosco, pois desejamos divulga-lo para uma quantidade cada vez maior de pessoas.

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