HIPNOSE- 8 mitos que a maioria das pessoas acredita

Fonte:  www.psicoativo.com
 
 

 

Mito 1: Somente o mentalmente fraco pode ser hipnotizado

Isso não é verdade. Na verdade, o exato oposto é provavelmente mais verdadeiro. Quanto maior a sua inteligência e mais forte o seu auto-controle, mais facilmente você será hipnotizado.

Isso porque entrar em um transe hipnótico é sobre a concentração, por isso pessoas com problemas de saúde mental podem achar difícil.

No entanto, encontrar dificuldade para entrar em um estado hipnótico não significa que há algo de errado com você. As pessoas naturalmente variam na forma como elas são suscetíveis à hipnose. Estudos têm demonstrado que cerca de 30% das pessoas são relativamente resistentes a serem hipnotizadas. Embora, com esforço, o estado hipnótico pode ser conseguido eventualmente.

 
 

Mito 2: Hipnotizados são impotentes

Também falso. É difícil levar as pessoas a fazer coisas sob hipnose que elas normalmente não fariam. Enquanto as pessoas estão hipnotizadas ainda estão em contato com seus costumes e padrões normais de comportamento.

Dito isto, porém, é possível reduzir as inibições das pessoas sob hipnose e elas vão aceitar mais facilmente sugestões. Hipnotizadores de palco confiam nesta sugestibilidade aumentada, juntamente com escolher os tipos que, digamos, não se importam um pouco de atenção. É assim que eles levam as pessoas a grasnar como patos e todo resto.

hipnose

Mito 3: Hipnose é sono

Sim, as pessoas parecem como se estivessem dormindo quando elas estão hipnotizadas porque seus olhos estão fechados e elas estão quase ou totalmente inertes. Mas elas não estão dormindo. As ondas cerebrais de uma pessoa que está hipnotizada não são nada iguais as de uma pessoa que está dormindo.

 

Na verdade, o transe hipnótico é um estado elevado de concentração. Um nível elevado de ondas alfa em um EEG (eletroencefalograma) mostra que uma pessoa hipnotizada está acordada, alerta e muito sensível.

Mito 4: Um hipnotizador me curou em uma sessão!

Algumas das reivindicações mais ultrajantes que são feitas sobre o hipnotismo (embora geralmente não pelos próprios hipnoterapeutas).

É claro que as pessoas repetem regularmente alegações de que elas foram curadas em apenas uma sessão de hipnoterapia, porque é uma história muito boa. Quem quer ouvir sobre como você levou uma década, três divórcios e 19.423 adesivos de nicotina para deixar de fumar?

A verdade é que quase ninguém é curado em uma sessão, se elas são curados totalmente através da hipnose. Hipnoterapeutas geralmente insistem que os pacientes se comprometam a 6 sessões, ou às vezes 20 sessões. Isto não é especulação nua, a mudança leva tempo.

Mesmo então, hipnose é frequentemente utilizada como um extra adicionado a algum outro tipo de tratamento, em vez de ser o método principal.

Mito 5: Hipnotistas devem ser extravagantes ou esquisitos

Apenas as pessoas de TV que têm de ser extravagantes e estranhas.

Na realidade, seria uma distração, se a pessoa que tenta hipnotizar você tivesse que rodar os olhos, continuar falando sobre magia negra e etc.

O hipnotizador médio é muito mais propenso a usar um terno cinza.

Mito 6: A hipnose pode ser usada para recuperar memórias há muito esquecidas

Se você acredita nesse então você está em muito boa companhia. Muitos membros do público acham que isso é verdade, como fazem alguns psicólogos e muitos dos próprios hipnoterapeutas.

Exceto que hoje em dia a maioria das pessoas que conhecem pensam que o transe hipnótico não é muito bom para recuperar com precisão as memórias. Pior, hipnotizadores podem facilmente implantar memórias falsas, porque as pessoas em um transe hipnótico são facilmente sugestionáveis.

Aquela cena no filme onde um hipnotizador ajuda a vítima a ver o rosto do assassino é puro Hollywood: entretem, mas é total ficção.

Mito 7: Você não pode mentir sob hipnose

Sim, você pode! A hipnose não é algum tipo de estado mágico em que você só pode falar a verdade. Este é um resultado natural do fato de que você não é impotente quando hipnotizado e suas habituais faculdades morais (e imorais) ainda estão ativas.

Não só você pode mentir sob hipnose, mas mentir não é necessariamente mais detectável hipnotizado do que quando não está (Sheehan & Statham, 1988 ).

Mito 8: Você nunca foi hipnotizado

Muitas pessoas pensam que nunca foram hipnotizadas, uma vez que nunca foram a um hipnoterapeuta. Na realidade, a maioria de nós já experimentou um estado de hipnose leve, pelo menos.

Por exemplo, quando você dirige por um longa distância e começa a sentir-se dissociado do seu corpo e do carro, é um estado leve de hipnose. Seu inconsciente está cuidando de todos os aspectos mecânicos de condução, enquanto sua mente consciente é livre para flutuar ao redor.

Ou se você já meditou então você se hipnotizou. A meditação é realmente um tipo específico de hipnose.

 

 

Terapia Holística em Curitiba    Terapias Naturais e Vibracionais, Reprogramação Mental,  Hipnoterapia

Você de Bem com a Vida!   3599-9922

www.terapiaholisticaemcuritiba.com.br

 

 

Contato

terapiaholisticaemcuritiba
curitiba
82840-39
41 4102-3816 luzeenergia@hotmail.com