ACUPUNTURA EMOCIONAL (EFT) - A SAÚDE NA PONTA DE SEUS DEDOS

 

ACUPUNTURA EMOCIONAL (EFT) - A SAÚDE NA PONTA DE SEUS DEDOS
Silvana Prado 
 
Fiquei por quatro dias em treinamento intensivo aprendendo a técnica conhecida como EFT[1], que esta passando por algumas transformações nos Estados Unidos, após estar sendo usada por mais de dez anos.Você poderia me perguntar por que venho insistindo tanto em falar no assunto, mas a explicação é simples: em todos os meus aninhos de vida nunca vi uma técnica tão poderosa.
 
Quem me conhece sabe que eu sou uma pessoa no geral cética, meio São Tomé, quero ver para crer e tenho uma experiência de vida que poucas pessoas tiveram. Em meio a tantos eventos que, muitas pessoas poderiam pensar em desistir, consegui continuar trabalhando, estudando e, é claro, manter o Apoiar.
 
Eu sempre pensei que a meditação fosse à coisa mais importante que aprendi em minha vida, mas agora estou reconsiderando.
 
Nos meus 17 anos de pratica de meditação e yoga, consegui sim atingir níveis de consciência muito pacíficos, mas estes momentos duravam poucos e eram seguidos de intensos dias de conflitos internos, e pensamentos repetitivos que podiam se tornar tão intensos que eu pensava que tinha TOC[2].
 
Outra coisa que sempre me chamou a atenção: pessoas que haviam passado anos em mosteiros ou templos budistas praticando meditação quando saiam voltavam aos antigos comportamentos em poucos dias ou semanas. Depois de praticarem meditação por tantos anos, ficarem isolados do mundo por anos, como a mente voltava a seus hábitos negativos e mesquinhos assim que exposta ao cotidiano? Este era meu questionamento constante, mas até então eu não conhecia nada que apaziguasse como a meditação.
 
Quando tive a chance de aprender a terapia do EFT, durante uma visita a Europa,  não pensei em continuar a praticar e só a usei porque tive duas situações familiares de emergência, o resultado me surpreendeu. Algumas semanas depois apliquei em uma senhora que perdeu o filho e encontrava-se em estado deprimido por dois anos. Depois de tentar ajuda-la de toda maneira que conhecia sem sucesso, resolvi fazer uma rodada do EFT com ela, que em poucos minutos relaxou, sentiu que algo aconteceu dentro dela e me disse que se sentia muito melhor. Bem quem vê uma coisa destas acontecendo tem de procurar saber mais. E assim foi, afora todas as palestras on line que assisti, os livros e matérias que li, fiz o curso para receber o certificado do nível I e II, porque esta técnica é importantíssima e penso poderá revolucionar tratamentos tanto para parte física como mental.
 
Atualmente até Harvard fez um estudo sobre a técnica, testando sua eficácia no tratamento de alergias e foi comprovado que as pessoas que receberam o tratamento se curaram de suas alergias ou tiveram grandes melhoras.
 
O tratamento esta na ponta de seus dedos e em pontos de acupuntura espalhados pelo seu corpo.[3]
 
Mas voltando as minhas neuroses e traumas as vezes lidar com minha mente era uma tarefa impossível, mesmo fazendo meditações, yoga ....e o que percebi durante os anos que ensinei meditação era que as pessoas não davam continuidade na pratica da meditação porque viam pouco resultado e, ainda que na hora houvesse uma mudança e uma calma muito grande aqueles momentos, pareciam não causar muita diferença no dia a dia. Mas eu praticava, e vi com certeza muitos benefícios, mas quando comecei a praticar em mim o EFT minha vida literalmente mudou.
 
Sabe aqueles dias em que você começa a pensar obsessivamente sobre alguma coisa e o pensamento é tão constante que a noite estamos exaustos? Eu não tenho mais este problema.
Comecei a praticar aos poucos em mim escolhendo determinados assuntos que automaticamente levam a outros e isto é o interessante, muitas vezes não percebemos que um acontecimento nos marcou de tal forma que ficamos paralisadas pelo resto da vida quando nos encontramos na mesma situação e por mais que tentemos não conseguimos ir em frente. Quando aplicamos a técnica do EFT podemos descobrimos a causa real.
 
O que nos leva a perceber porque pessoas que fazem terapia por anos e anos não conseguem mudar, ou porque, mesmo querendo de verdade emagrecer ou parar de fumar não conseguem: o que nos governa de maneira irredutível é o subconsciente, hoje considerado responsável por 80% -90% de nossas escolhas e atitudes. O subconsciente tem como único objetivo nos proteger, então quando estamos em perigo ele faz uma gravação para evitar que entremos na situação de perigo novamente, por exemplo, digamos que você sofreu uma queda quando era criança de um lugar alto, o subconsciente grava a informação: lugar alto é perigoso. Você esquece a queda, pois era tão pequeno,  mas cumprindo sua função, o subconsciente, que não tem muita lógica, pois funciona com comandos automáticos, liga seus alarmes cada vez que você chega num lugar alto, porque ele interpreta tudo de maneira generalizada. E você cresce mas todas as vezes que se aproxima de qualquer local elevado tem um ataque de pânico.
 
O que as pesquisas indicam é que devemos comparar esta memoria a um arquivo que gravamos naqueles gravadores antigos com a fita, apertamos a tecla gravar (REC) e gravamos o trauma, depois quando queremos apagar a memória, começamos a dizer: - Este medo não faz sentido não quero ter medo de altura, isto é ridículo! Mas, é como se falássemos com o gravador mas não apertássemos a tecla gravar novamente!
Então podemos gritar, repetir a nova intenção o dia todo, mas se não apertarmos a tecla gravar, para podermos apagar a informação anterior e gravar a nova nada acontecerá.
 
A pratica no EFT consegue enviar informações ao inconsciente e por isto funciona. Ao batermos levemente nos pontos de acupuntura cuidadosamente escolhidos por diversos estudiosos e criadores de técnicas semelhantes como o TFT, perceberam que certos pontos conseguiam acessar a áreas do cérebro onde ficam guardadas informações importantes, de traumas, medos, etc: a amígdala. Os impulsos elétricos enviados pelo tapping (batidinhas nos pontos de acupuntura) cria uma corrente elétrica que leva energia ao ponto do trauma que, ficou como uma luz apagada no cérebro um ponto negro, e consegue desbloquea-lo e ao mesmo tempo plantar  nova informação.É realmente como se um a nova ideia acendesse no nosso cérebro.
 
Então não é uma pratica sem qualquer fundamento, ela funciona e os efeitos no geral são permanentes se não forem permanentes é porque o ponto do trauma não foi eliminando ou talvez existem outros traumas secundários ligados ao primeiro.
 
Em três meses fiz mudanças extraordinárias no meu mundo mental, trabalhei traumas que por anos tentei resolver e que persistentes permaneciam comigo, hoje vejo que tanta coisa foi resolvida, dores de perdas, sentimentos magoas, e até mesmo minha dificuldade em valorizar meu trabalho. Os arquivos são facilmente substituídos quando temos as ferramentas corretas.
Penso que já sofremos de mais todos nós e uma esperança enfim surge no horizonte de nossa vida, através de uma técnica simples que conforme o caso a pessoa pode aprender a aplicar nela mesma. É realmente uma libertação emocional de tudo de ruim que foi plantado dentro de nós, mas podemos mudar nosso jardim mental e este poder esta na ponta dos dedos.
Muita paz
 



[1] EFT - Emotional Freedom Tecnique, também conhecida como Acupuntura Sem Agulhas nos Meridianos, criada por Gary Craig (EUA). Se deseja saber mais sobre o assunto visite nosso site www.apoiar.org.br ou leia o jornal Mente Livre de abril 2012.
[2] TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo, onde a pessoa repete coisas como maneira de lidar com a ansiedade. Para saber mais visite nosso site.
[3] Para maiores detalhes veja o jornal Mente Livre de Abril/2012 ou meu facebook.
 
Postado por às 

 

Aqui você pode arrastar e soltar um novo conteúdo ou mover um conteúdo existente.

Para ver um breve tutorial, clique aqui

 

Contato

terapiaholisticaemcuritiba
curitiba
82840-39
41 4102-3816 luzeenergia@hotmail.com