Relatório preliminar do primeiro estudo em grande escala sobre os efeitos da psicologia energética

por Joaquim Andrade, MD e David Feinstein, Ph.D.  

Foi um estudo que envolveu mais de 29,000 pacientes de 11 centros na América do Sul, durante um período de 14 anos. Foram realizados vários estudos randomizados. Em um destes, cerca de 5.000 pacientes diagnosticados no início com um transtorno de ansiedade foram aleatoriamente designados para um grupo experimental (EFT) ou um grupo de controle (da Terapia Cognitiva Comportamental / medicação). Classificações foram dadas por clínicos independentes, que entrevistaram cada paciente no fim da terapia, em 1 mês, em 3 meses, aos 6 meses, e em 12 meses. Os avaliadores faziam então sua avaliação: se o paciente obteve alívio completo dos sintomas, parcial ou nenhuma resposta clínica. Os avaliadores não sabiam se o paciente havia recebido medicação ou se havia sido submetido à EFT. Eles conheciam apenas o diagnóstico inicial, os sintomas e a sua gravidade. No final do tratamento:
63% do grupo de controle obteve melhora.
90% do grupo experimental, com a EFT, obteve melhora.
51% do grupo de controle obteve liberdade dos sintomas.
76% do grupo experimental obteve liberdade dos sintomas.

Após um ano, os pacientes que receberam a EFT (tapping) foram menos propensos à recaída do que aqueles que receberam TCC / medicamento, tal como indicado pelos avaliadores independentes. Em um estudo relacionado, feito pela mesma equipe, a duração do tratamento foi substancialmente menor com a EFT do que com a TCC ou medicamentos (média de três sessões para a primeira e 15 para a segunda).      

 

Tratar medo com a EFT é melhor do que com a acupuntura de agulha  

Em outro sub-estudo de Andrade & Feinstein também foram examinados as diferenças entre as batidas nos pontos da EFT e o procedimento de acupuntura com agulhas, que agora também é considerada eficaz na medicina geral. Para própria surpresa dos pesquisadores, foi evidente a eficácia da EFT (77,5% de sucesso) perante a acupuntura tradicional (50% de sucesso), no tratamento dos 78 pacientes pesquisados.

Por Enéas Guerriero   Equilibrio Continuo

EFT è aqui em Terapia Holistica em Curitiba   41 3599-9922

Contato

terapiaholisticaemcuritiba
curitiba
82840-39
41 4102-3816 luzeenergia@hotmail.com